Trump quer mais carros “made in America”

O presidente dos EUA, Donald Trump, reuniu hoje com os patrões das três maiores construtoras automóveis do país – Mary Barra da General Motors, Mark Fields da Ford Motor e Sergio Marchionne da Fiat Chrysler Automobiles. A última vez que estes três CEOs estiveram juntos foi em 2011 com Barack Obama. O tema da reunião foi diferente: aumentar a eficiência dos combustíveis e diminuir os níveis de poluição.

Agora o cenário é outro. Os objectivos mudaram e o mais importante para Trump é juntar a indústria automóvel ao slogan de campanha e fazê-la "grande outra vez". Depois de na passada segunda-feira ter prometido aos empresários suprimir 75% da regulamentação e baixar impostos, a promessa estendeu-se agora aos construtores automóveis que vão ver-se beneficiados por garantirem o seu investimento em terras de Trump.

Os três CEOs foram aconselhados a aumentar as fábricas que já possuem na América assim como criar novas unidades. Tudo para aumentar a produção de carros americanos e combater a concorrência estrangeira que ainda espera um aumento de 35% em impostos. Ao longo da sua campanha Trump afirmou ser um presidente que iria gerar mais emprego e parece não olhar a meios para o conseguir. Uma das medidas será, através de ameaças com elevadas taxas de importação, desviar todo o investimento no México que tem retirado milhares de empregos aos americanos.

"Estamos com um enorme incentivo para criar novas fábricas automóveis e outras fábricas. Muitas outras fábricas. Está a acontecer", garantiu Donald Trump aos jornalistas. Após a reunião o presidente americano revelou estar ainda a "ouvir ideias e a decidir como conseguir cooperar para recuperar empregos nesta indústria em particular".

As três empresas representadas anunciaram novos empregos e maior investimento nos EUA, embora continuem os seus planos de estarem também representados no México, mas em produção de carros menores. A Ford cortou recentemente um investimento que tinha planeado no México de 1.6 milhões de dólares para apostar numa fábrica no Michigan, nos EUA.

Em destaque